CONSELHO DE PROVA
+4
Darwin Augusto
Alex Martins
Charlie Whiting
Jair
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CONSELHO DE PROVA
Resultados de corridas e análises de incidentes.
Jair- Mensagens : 695
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 51
Localização : FREGUESIA DO Ó - SP
1ª Etapa Cascavel
Como foi dito no Briefing, não serão aplicadas penalidades em relação ao uso dos faróis nessa 1ª etapa.
Não houve qualquer incidente passível de punição a esse respeito. A partir de Santa Cruz a regra será aplicada.
Punições:
Marcos Vieira: Volta de apresentação
Colisão ao retornar para a pista na volta de apresentação, causando danos e abandono de outros pilotos.
Sem direito a classificação na próxima etapa.
Linha de saída do pitlane:
Thiago Azevedo volta 11 +5s
Miche Araújo volta 17 +5s
Marlon Lins volta 19 +5s
Rodrigo rocha volta 21 e 23 +10s
Jonathan Saibel volta 29 + 5s
Não houve qualquer incidente passível de punição a esse respeito. A partir de Santa Cruz a regra será aplicada.
Punições:
Marcos Vieira: Volta de apresentação
Colisão ao retornar para a pista na volta de apresentação, causando danos e abandono de outros pilotos.
Sem direito a classificação na próxima etapa.
Linha de saída do pitlane:
Thiago Azevedo volta 11 +5s
Miche Araújo volta 17 +5s
Marlon Lins volta 19 +5s
Rodrigo rocha volta 21 e 23 +10s
Jonathan Saibel volta 29 + 5s
Charlie Whiting- Mensagens : 145
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 68
Localização : Inglaterra, UK
2ª Etapa Santa cruz do sul
Punições:
Alex Martins , causa acidente na volta 3. +20s
Revisada: punição total 20s
Alex Martins , causa acidente na volta 3. +20s
Revisada: punição total 20s
Última edição por Charlie Whiting em Sáb 14 Fev - 15:35, editado 2 vez(es)
Charlie Whiting- Mensagens : 145
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 68
Localização : Inglaterra, UK
Re: CONSELHO DE PROVA
Poderia informar em qual volta e tempo? Pois tive contato com outro carro em dois momentos, na terceira volta porta com porta e um terceiro carro que bateu na traseira do outro tirando-o pra fora da pista..... e em uma das ultimas voltas bati porem parei o carro e deixei o outro piloto continuar na frente.
Re: CONSELHO DE PROVA
Alex Martins escreveu:Poderia informar em qual volta e tempo? Pois tive contato com outro carro em dois momentos, na terceira volta porta com porta e um terceiro carro que bateu na traseira do outro tirando-o pra fora da pista..... e em uma das ultimas voltas bati porem parei o carro e deixei o outro piloto continuar na frente.
Volta 3 . Prova da Stock Car Santa cruz volta 03 aos 0:10 seg.
Foi o único incidente onde vc esteve envolvido, do qual recebemos reclamações.
Charlie Whiting- Mensagens : 145
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 68
Localização : Inglaterra, UK
Re: CONSELHO DE PROVA
Assim peço que seja revisto, pois certamente há um equivoco na punição, pois fui agressivo na ultrapassagem no qual o único contato que tive com o outro piloto foi porta com porta, no qual o mesmo conseguiu manter-se na pista com o controle total do carro, e isso está nítido no replay em vários ângulos, e não tem sentido ser punido por uma batida na traseira ocasionada por um terceiro piloto jogando-o ai sim para fora da pista e fazendo-o perder posição sem devolução.
Re: CONSELHO DE PROVA
Alex Martins escreveu:Assim peço que seja revisto, pois certamente há um equivoco na punição, pois fui agressivo na ultrapassagem no qual o único contato que tive com o outro piloto foi porta com porta, no qual o mesmo conseguiu manter-se na pista com o controle total do carro, e isso está nítido no replay em vários ângulos, e não tem sentido ser punido por uma batida na traseira ocasionada por um terceiro piloto jogando-o ai sim para fora da pista e fazendo-o perder posição sem devolução.
Pedido de revisão aceito e concluído.
Sim, o toque que tira o piloto da pista não foi ocasionado durante sua manobra, mas foi reflexo disso.
Na ocasião, a sua manobra de ultrapassagem não deveria ter ocorrido, vc usou o push to pass, chegou rápido e passou do ponto de freada, mergulhou com as rodas travadas, usou a zebra e o outro carro para contornar a curva.
Sua ultrapassagem é considerada porta com porta quando os dois carros chegam lado a lado na tomada de curva. Seu carro está fora de tangência, com o freio travado e mais de metade atrás do oponente quando ele tangência a curva.
Sendo assim, fica mantida a punição pela ultrapassagem forçada e dirimida a punição para fairplay. Total 20s
Charlie Whiting- Mensagens : 145
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 68
Localização : Inglaterra, UK
3ª Etapa Curitiba
Incidentes:
Darwin Augusto volta 31
Punição +40s Sem direito a Qualificação na próxima etapa.
Darwin Augusto volta 31
Punição +40s Sem direito a Qualificação na próxima etapa.
Charlie Whiting- Mensagens : 145
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 68
Localização : Inglaterra, UK
Re: CONSELHO DE PROVA
Olá boa tarde!
Quanto a minha punição, poderiam só informar em qual critério do regulamento que fui enquadrado?
Obrigado.
Quanto a minha punição, poderiam só informar em qual critério do regulamento que fui enquadrado?
Obrigado.
Darwin Augusto- Mensagens : 102
Data de inscrição : 02/08/2012
Idade : 39
Localização : Campo Grande - MS
Re: CONSELHO DE PROVA
Darwin Augusto escreveu:Olá boa tarde!
Quanto a minha punição, poderiam só informar em qual critério do regulamento que fui enquadrado?
Obrigado.
2- BATIDA MÉDIA - Batida que poderia ser evitada mas que houve contato com o adversário, fazendo o mesmo rodar, ir para grama/brita, perder várias posições e perda de peças do carro e avarias na suspensão. +20s.
Nesses casos, o Fairplay é obrigatório, devendo ser cumprido na mesma volta do incidente. Não havendo Fairplay a punição terá valor dobrado, ou desqualificação conforme análise posterior.
Charlie Whiting- Mensagens : 145
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 68
Localização : Inglaterra, UK
3ª Etapa Curitiba Revisão de Acidente na volta31
Em resposta á pedido de revisão, reanalisamos o acidente do ponto de vista apontado pelo indagador.
O acidente havia sido classificado como "Batida média", porque o piloto Rodrigo Lisowski #62, foi considerado indutor do acidente ao mudar seu ponto de freada na curva em questão.
Havia sido também acrescido da perda de Qualy, por se tratar de uma disputa valendo pódio.
O Conselho de prova analisa automaticamente a corrida dos 3 primeiros colocados. Visando validar de forma autêntica o resultado em pista.
Tendo havido indagação e pedido de reanalise, juntamos 3 admins e 2 pilotos experientes no AV ,que emitiram suas opiniões sobre o caso.
Chegamos ao consenso que Darwin Augusto #11 será punido com DESQUALIFICAÇÃO DA ETAPA, por causar BATIDA GRAVE.
Entre muitos argumentos, 4x1, citamos alguns:...
"Mas Rodrigo Induz o Darwin ao erro... e Darwin por sua experiência poderia ter evitado o choque..."
"...porque a batida média dá espaço pra interpretação, mas a grave não dá..."
"Então tem que mudar o regulamento... "
" Gerou incidente causando DANOS - Punição 50s"
"Gerou incidente gerando abandono - DQ"
"Vc vem a 4 ou 5 voltas disputando com o cara, tudo limpo, vc já sabe os pontos de frenagem, ai do nada, o cara da frente antecipa??? sua concentração vai toda por água baixa, é pego de surpresa...."
Enfim ,o argumento que mais pesou para a mudança de decisão e que condiz mais com o que se espera de um piloto em pista.
"Pensando melhor, a responsabilidade é toda do Darwin, porque como ele está querendo passar, tem que se virar, contudo, não diz no regulamento nada sobre frenagens, somente mudança de trajetória ... logo... quem deveria ter premeditado é quem quer a posição, pois o Rodrigo vinha defendendo ela!!! "
Sabemos perfeitamente que em momento algum houve intensão na causa do acidente, coisa de corrida, mas que por infortúnio culminou com o abandono de um e desqualificação do outro.
Aguardem revisão da classificação, em breve.
O acidente havia sido classificado como "Batida média", porque o piloto Rodrigo Lisowski #62, foi considerado indutor do acidente ao mudar seu ponto de freada na curva em questão.
Havia sido também acrescido da perda de Qualy, por se tratar de uma disputa valendo pódio.
O Conselho de prova analisa automaticamente a corrida dos 3 primeiros colocados. Visando validar de forma autêntica o resultado em pista.
Tendo havido indagação e pedido de reanalise, juntamos 3 admins e 2 pilotos experientes no AV ,que emitiram suas opiniões sobre o caso.
Chegamos ao consenso que Darwin Augusto #11 será punido com DESQUALIFICAÇÃO DA ETAPA, por causar BATIDA GRAVE.
Entre muitos argumentos, 4x1, citamos alguns:...
"Mas Rodrigo Induz o Darwin ao erro... e Darwin por sua experiência poderia ter evitado o choque..."
"...porque a batida média dá espaço pra interpretação, mas a grave não dá..."
"Então tem que mudar o regulamento... "
" Gerou incidente causando DANOS - Punição 50s"
"Gerou incidente gerando abandono - DQ"
"Vc vem a 4 ou 5 voltas disputando com o cara, tudo limpo, vc já sabe os pontos de frenagem, ai do nada, o cara da frente antecipa??? sua concentração vai toda por água baixa, é pego de surpresa...."
Enfim ,o argumento que mais pesou para a mudança de decisão e que condiz mais com o que se espera de um piloto em pista.
"Pensando melhor, a responsabilidade é toda do Darwin, porque como ele está querendo passar, tem que se virar, contudo, não diz no regulamento nada sobre frenagens, somente mudança de trajetória ... logo... quem deveria ter premeditado é quem quer a posição, pois o Rodrigo vinha defendendo ela!!! "
Sabemos perfeitamente que em momento algum houve intensão na causa do acidente, coisa de corrida, mas que por infortúnio culminou com o abandono de um e desqualificação do outro.
Aguardem revisão da classificação, em breve.
Charlie Whiting- Mensagens : 145
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 68
Localização : Inglaterra, UK
Incidente 3ª Etapa Curitiba
Charlie Whiting escreveu:Em resposta á pedido de revisão, reanalisamos o acidente do ponto de vista apontado pelo indagador.
O acidente havia sido classificado como "Batida média", porque o piloto Rodrigo Lisowski #62, foi considerado indutor do acidente ao mudar seu ponto de freada na curva em questão.
Havia sido também acrescido da perda de Qualy, por se tratar de uma disputa valendo pódio.
O Conselho de prova analisa automaticamente a corrida dos 3 primeiros colocados. Visando validar de forma autêntica o resultado em pista.
Tendo havido indagação e pedido de reanalise, juntamos 3 admins e 2 pilotos experientes no AV ,que emitiram suas opiniões sobre o caso.
Chegamos ao consenso que Darwin Augusto #11 será punido com DESQUALIFICAÇÃO DA ETAPA, por causar BATIDA GRAVE.
Entre muitos argumentos, 4x1, citamos alguns:...
"Mas Rodrigo Induz o Darwin ao erro... e Darwin por sua experiência poderia ter evitado o choque..."
"...porque a batida média dá espaço pra interpretação, mas a grave não dá..."
"Então tem que mudar o regulamento... "
" Gerou incidente causando DANOS - Punição 50s"
"Gerou incidente gerando abandono - DQ"
"Vc vem a 4 ou 5 voltas disputando com o cara, tudo limpo, vc já sabe os pontos de frenagem, ai do nada, o cara da frente antecipa??? sua concentração vai toda por água baixa, é pego de surpresa...."
Enfim ,o argumento que mais pesou para a mudança de decisão e que condiz mais com o que se espera de um piloto em pista.
"Pensando melhor, a responsabilidade é toda do Darwin, porque como ele está querendo passar, tem que se virar, contudo, não diz no regulamento nada sobre frenagens, somente mudança de trajetória ... logo... quem deveria ter premeditado é quem quer a posição, pois o Rodrigo vinha defendendo ela!!! "
Sabemos perfeitamente que em momento algum houve intensão na causa do acidente, coisa de corrida, mas que por infortúnio culminou com o abandono de um e desqualificação do outro.
Aguardem revisão da classificação, em breve.
Charlie Whiting- Mensagens : 145
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 68
Localização : Inglaterra, UK
Re: CONSELHO DE PROVA
Ciente.
Darwin Augusto- Mensagens : 102
Data de inscrição : 02/08/2012
Idade : 39
Localização : Campo Grande - MS
Re: CONSELHO DE PROVA
[quote="Charlie Whiting"]
Só gostaria de salientar um raciocínio que defendo.
Numa eventual colisão na disputa por posição, (defendendo ou atacando) ao meu ver, a responsabilidade é compartilhada pelos envolvidos. Posteriormente, analisam-se os critérios de risco que levaram ao incidente, e quem favoreceu o acidente, e quem favoreceu a conduta esportiva.
Isso porque quem ataca, espera a tal conduta esportiva, em que o adversário possa sim se defender; mas nunca sabotar a previsibilidade da ação.
Evitar acidentes no automobilismo é simples: seja previsível. Quem se defende não pode sabotar afim de prejudicar quem o ataca - usando a imprevisibilidade. Em termos de regulamento, seria antijogo.
É como tirar o vácuo de quem vem atrás. Que também é antijogo. (inclusive com punição prevista pela FIA)
O meu DQ é justo por conta do previsto em regulamento. Mas falando deste caso eu penso que um DQ tende a ser algo exagerado demais, uma vez que a colisão não foi provocada por imperícia.
Entendo que o termo DESQUALIFICAÇÃO, diz respeito à qualificação ou não para a prática do esporte, o que é diferente de DESCLASSIFICAÇÃO.
Portando alguém sem a perícia para tal ato, deva ser desqualificado do evento.
Houve o toque? - Sim.
Houve imprudência? - Sim, da minha parte por ter assumido o risco de andar tão "colado" especialmente naquele ponto da pista.
Houve imperícia? - Não.
Portanto é o desenvolver do incidente, que leva o Lisowski a colidir com uma barreira no pior ponto possível, que por fim perde o motor (circunstância resultante/indireta).
É neste quesito que eu vejo o DQ como algo exagerado.
Portanto percebo que tomei o DQ pelo azar dele ter escapado no pior ponto, e não perder o motor por conta imediata de minha batida. Fato esse, que o toque foi tão sutil que nem chega a amassar o parachoques traseiro de seu carro.
De qualquer modo, não critico a decisão dos organizadores.
Só levanto o fato para uma reflexão, que porventura possa ser útil em casos futuros em dois quesitos:
- responsabilidade compartilhada
- e o piloto não ser qualificado na categoria, onde sugiro a mudança do termo em regulamento para Desclassificação.
"Roda pra frente, vida que segue." - Thiago Lorena
Charlie Whiting escreveu:(...)
Enfim ,o argumento que mais pesou para a mudança de decisão e que condiz mais com o que se espera de um piloto em pista.
"Pensando melhor, a responsabilidade é toda do Darwin, porque como ele está querendo passar, tem que se virar, contudo, não diz no regulamento nada sobre frenagens, somente mudança de trajetória ... logo... quem deveria ter premeditado é quem quer a posição, pois o Rodrigo vinha defendendo ela!!! "
(...)
Só gostaria de salientar um raciocínio que defendo.
Numa eventual colisão na disputa por posição, (defendendo ou atacando) ao meu ver, a responsabilidade é compartilhada pelos envolvidos. Posteriormente, analisam-se os critérios de risco que levaram ao incidente, e quem favoreceu o acidente, e quem favoreceu a conduta esportiva.
Isso porque quem ataca, espera a tal conduta esportiva, em que o adversário possa sim se defender; mas nunca sabotar a previsibilidade da ação.
Evitar acidentes no automobilismo é simples: seja previsível. Quem se defende não pode sabotar afim de prejudicar quem o ataca - usando a imprevisibilidade. Em termos de regulamento, seria antijogo.
É como tirar o vácuo de quem vem atrás. Que também é antijogo. (inclusive com punição prevista pela FIA)
O meu DQ é justo por conta do previsto em regulamento. Mas falando deste caso eu penso que um DQ tende a ser algo exagerado demais, uma vez que a colisão não foi provocada por imperícia.
Entendo que o termo DESQUALIFICAÇÃO, diz respeito à qualificação ou não para a prática do esporte, o que é diferente de DESCLASSIFICAÇÃO.
Portando alguém sem a perícia para tal ato, deva ser desqualificado do evento.
Houve o toque? - Sim.
Houve imprudência? - Sim, da minha parte por ter assumido o risco de andar tão "colado" especialmente naquele ponto da pista.
Houve imperícia? - Não.
Portanto é o desenvolver do incidente, que leva o Lisowski a colidir com uma barreira no pior ponto possível, que por fim perde o motor (circunstância resultante/indireta).
É neste quesito que eu vejo o DQ como algo exagerado.
Portanto percebo que tomei o DQ pelo azar dele ter escapado no pior ponto, e não perder o motor por conta imediata de minha batida. Fato esse, que o toque foi tão sutil que nem chega a amassar o parachoques traseiro de seu carro.
De qualquer modo, não critico a decisão dos organizadores.
Só levanto o fato para uma reflexão, que porventura possa ser útil em casos futuros em dois quesitos:
- responsabilidade compartilhada
- e o piloto não ser qualificado na categoria, onde sugiro a mudança do termo em regulamento para Desclassificação.
"Roda pra frente, vida que segue." - Thiago Lorena
Darwin Augusto- Mensagens : 102
Data de inscrição : 02/08/2012
Idade : 39
Localização : Campo Grande - MS
Resultado 4ª Etapa Tarumã
Punição:
Everson Teixeira: Volta 37 penaliodade +20s por causar Batida Média + perda de Qualify próxima Etapa.
Retorno Perigoso, assumiu risco e causou acidente. Fairplay não se aplica , piloto vitimado estava uma volta atrás, mesmo assim perdeu posição.
Charlie Whiting- Mensagens : 145
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 68
Localização : Inglaterra, UK
Punição recebida.
Justíssimo. Totalmente de acordo e ciente da punição. Aproveito a oportunidade para pedir desculpas ao piloto Thiago Azevedo prejudicado com meu ato, sei que não retira o prejuízo, mas é meu sincero pedido de desculpas.
Everson Teixeira- Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/10/2014
Nome de equipe...
O nome da minha equipe está errado, sou da Bulldog Racing e não Dark Shadow....
E fui pra segundo!!!!
E fui pra segundo!!!!
Lucas Tomiati- Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/03/2014
Idade : 42
Re: CONSELHO DE PROVA
Lucas Tomiati escreveu:O nome da minha equipe está errado, sou da Bulldog Racing e não Dark Shadow....
E fui pra segundo!!!!
Erro de edição entre o 2º e o 5º colocados. Será arrumado.
Sim 2º lugar.
Jair- Mensagens : 695
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 51
Localização : FREGUESIA DO Ó - SP
Re: CONSELHO DE PROVA
Jair escreveu:Lucas Tomiati escreveu:O nome da minha equipe está errado, sou da Bulldog Racing e não Dark Shadow....
E fui pra segundo!!!!
Erro de edição entre o 2º e o 5º colocados. Já CORRIGIDO.
Sim 2º lugar.
Jair- Mensagens : 695
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 51
Localização : FREGUESIA DO Ó - SP
5ª Etapa Goiânia
Incidentes
Volta 1: João Marcelo bate em Alex Menezes
Batida Leve +10s sem fairplay +10s Medida Disciplinar: Sem Qualy Próxima Etapa
Volta 2: Alex Menezes bate em Thiago Azevedo
Batida Leve +10s sem fairplay +10s Medida Disciplinar: Sem Qualy Próxima Etapa
Jair- Mensagens : 695
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 51
Localização : FREGUESIA DO Ó - SP
Re: CONSELHO DE PROVA
Jair escreveu:
Incidentes
Volta 1: João Marcelo bate em Alex Menezes
Batida Leve +10s sem fairplay +10s Medida Disciplinar: Sem Qualy Próxima Etapa
Volta 2: Alex Menezes bate em Thiago Azevedo
Batida Leve +10s sem fairplay +10s Medida Disciplinar: Sem Qualy Próxima Etapa
Já esperava a punição. Estou ciente que errei. Peço desculpas ao Alex Menezes.
João Marcelo- Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/02/2015
Idade : 26
Localização : Interior do Rio de Janeiro
Erro na distribuição dos pontos
Jair escreveu:
Minha colocacaofinal em Goiânia foi a décima e teria que receber dez pontos e me deram. Apenas seis por que ?
Incidentes
Volta 1: João Marcelo bate em Alex Menezes
Batida Leve +10s sem fairplay +10s Medida Disciplinar: Sem Qualy Próxima Etapa
Volta 2: Alex Menezes bate em Thiago Azevedo
Batida Leve +10s sem fairplay +10s Medida Disciplinar: Sem Qualy Próxima Etapa
alexandre lomeu- Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/12/2014
Idade : 58
Localização : brasilia
Resultado 6ª Etapa Ribeirão Preto
Todos os incidentes, bem como as infrações cometidas durante a corrida, não mudam o resultado na ordem de posições de chegada.
Incidentes:
Jair Oliveira : volta 19 - Obstruir passagem no pitlane +15s Sem direito a Qualificação na próxima etapa.
Everson Teixeira : volta 20 - Batida Leve em Jair Oliveira +10s Sem direito a Qualificação na próxima etapa.
Thiago Azevedo: volta 26 -Batida Média em Marcos Vieira +20s Sem direito a Qualificaçãona próxima etapa.
Charlie Whiting- Mensagens : 145
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 68
Localização : Inglaterra, UK
Resultado 7ª Etapa Brasília
1º- M. Araújo
2º- R. Lisowski
3º- J. Cavali
4ª- M. Vieira
5º- A. Menezes
6º- J. Marcelo
7º- R. Rocha
8º- H. Reinstein
9º- P. Kareka
10º A. Lomeu
11º P Santos
Punições
E. Texeira: (Desclassificado) Precedente Curitiba D. Augusto x R. Lisowski
Batida Grave Volta 43
H. Reinstein: Volta 1 Largada +20s Sem Qualy última etapa
Linha de saída do pitlane;
R. Lisowski : volta 17/33 total= +10s
J. Cavalli : volta 17/34 total= +10s
M. Vieira : volta 34 total= +5s
A. Menezes : volta 21 total= +5s
P. Kareka : volta 44 total= +5s
H. Reinstein: volta 24 total= +5s
R. Rocha : volta 28 total= +5s
2º- R. Lisowski
3º- J. Cavali
4ª- M. Vieira
5º- A. Menezes
6º- J. Marcelo
7º- R. Rocha
8º- H. Reinstein
9º- P. Kareka
10º A. Lomeu
11º P Santos
Punições
E. Texeira: (Desclassificado) Precedente Curitiba D. Augusto x R. Lisowski
Batida Grave Volta 43
H. Reinstein: Volta 1 Largada +20s Sem Qualy última etapa
Linha de saída do pitlane;
R. Lisowski : volta 17/33 total= +10s
J. Cavalli : volta 17/34 total= +10s
M. Vieira : volta 34 total= +5s
A. Menezes : volta 21 total= +5s
P. Kareka : volta 44 total= +5s
H. Reinstein: volta 24 total= +5s
R. Rocha : volta 28 total= +5s
Charlie Whiting- Mensagens : 145
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 68
Localização : Inglaterra, UK
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